O Projeto


Âmbito

O projeto Educação e solidariedade, unindo povos e culturas: Bragança-Khamlia, parte da motivação de um grupo de pessoas que considera que a promoção da interculturalidade e da amizade entre os povos é um pilar fundamental a fortalecer na sociedade atual. Quer incidir particularmente na população jovem, em idade escolar, num clima de solidariedade, partilha, amizade e fraternidade.

Apresentação

Consideramos que a ligação entre os povos não deve ser dificultada por barreiras transfronteiriças, nem por ideologias políticas ou religiosas. Num mundo em que alguns valores, cada vez mais, são desvalorizados e colocados em causa, achamos por bem atuar. Fazer qualquer coisa. Neste sentido, resolvemos romper fronteiras, estreitar relações, contribuir para capacitar. Queremos promover a solidariedade, a troca de experiências, a partilha do conhecimento, a divulgação do património ambiental e cultural entre duas zonas isoladas de dois países em que, cada uma à sua escala, lutam todos os dias por um lugar melhor no mundo.

Âmbito do projeto

Queremos ligar Bragança a Khamlia, na região de Merzouga (Marrocos), através do contacto com escolas e professores que, com os escassos meios que têm à disposição, fazem milagres e lutam todos os dias para que a Educação aconteça. Para que as competências essenciais, ferramentas para a base do desenvolvimento das crianças, sejam desenvolvidas. E também porque são as crianças de hoje que vão conduzir o mundo de amanhã, merecem todo o esforço e apoio na sua caminhada.

No entanto, queremos ir mais longe. Queremos que o contributo material seja um pretexto para que as crianças de Khamlia possam contactar e conviver com crianças de uma escola do Ensino Básico da cidade de Bragança. Queremos desenvolver um projeto que promova a partilha de conhecimento entre os dois grupos de crianças, numa perspectiva de cidadania e de educação para a sustentabilidade.

Objetivos

a) Promover o intercâmbio entre alunos e professores de escolas portuguesas e uma escola marroquina

Pretende-se promover o contacto entre as crianças e docentes de uma escola do ensino básico da cidade de Bragança e alunos da aldeia de Khamlia (Marrocos), promovendo o intercâmbio de culturas, o conhecimento do património natural, cultural e social, a promoção da cidadania, intercultura entre povos e educação para a sustentabilidade. Promover trabalhos/projetos nas duas escolas.


b) Fornecer material escolar à Associação Khamlia

Angariar e fazer chegar material escolar à escola marroquina, entregando-o "em mão" ao responsável da escola. Exemplos de materiais: cadernos, lápis, canetas, borrachas, lápis de cor, afias, blocos de folhas, dossiers, cadernos para colorir, cola, fita-cola, cartolinas, réguas, pastas de arquivo, mochilas, resmas de papel, entre outros.

c) Divulgar o projeto antes, durante e depois da viagem até Marrocos


Colaboram no projeto em 2023

Maria Emília Pires - Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico do Centro Escolar da Sé - Bragança

Sandra Gomes - Professora do Ensino Básico (área de informática) do Centro Escolar da Sé - Bragança

Mohammed Oujeaa - Professor do Ensino Básico da Associação Khamlia

© 2023 | Registos de Liberdade. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora